sexta-feira, 25 de março de 2016

quando procurar um psiquiatra infantil


QUANDO PROCURAR AJUDA DE UM PSIQUIATRA INFANTIL

Muitas pessoas tem a visão de que psiquiatra é medico de louco ou de pessoas com doenças mentais graves.

No entanto, toda dificuldade, atraso, ou saída do padrão comportamental esperado para idade deve ser avaliado.

Quanto antes a procura, mais rápido ocorre o sucesso.

O sofrimento do isolamento, da não socialização  , da falta de amigos, é algo muito cruel para crianças , que não tem maturidade suficiente para conviver com solidão.

NÃO DEIXEM SUAS CRIANÇAS EM SOFRIMENTO!!!!!!

7 comentários:

  1. Eu fui uma pessoa que relutei antes de procurar um psiquiatra para a minha filha. Antes disso, fiquei batendo cabeça por pura ignorância, ou seja , falta de conhecimento. Hoje em dia, agradeço a Deus pelo esclarecimento e a você, Dra Aline, pelo crescimento e melhora significativa na vida da Maitê.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Tenho olhado o blog e encontrado assuntos bem interessantes. Atualmente, estudo para o vestibular de medicina. Estive há um tempo em dúvidas entre psiquiatria (medicina) e psicologia, e acabei por decidir ser psiquiatra. A minha maior preocupação era não poder estudar assuntos comportamentais, trabalhar com terapias com os meus pacientes, me restringindo à prescrição de medicamentos. Ao pesquisar, percebi que muitos são os psiquiatras que não se interessam por essa parte comportamental, mas há possibilidade de estudar sobre psicanálise. Gostaria de saber de você, que é da área, quais são as outras possibilidades de cursos que posso fazer futuramente para complementar os meus estudos com terapia, se é possível estudar a psicoterapia, dentre outras áreas similares que focam no aspecto comportamental. Pode parecer que estou me preocupando demais, mas acho que é pertinente, pois ainda me questiono às vezes se estou fazendo a escolha certa. Porém, me cativei pela oportunidade que a medicina oferece de o profissional saber "de tudo um pouco", isto é, outros aspectos do corpo humano, e me vejo sendo um profissional nesse perfil. Ademais, quais são os limites dentro de especializações ou residência? Posso fazer duas áreas de residência relacionadas em seguida, junto, como psiquiatria e neurologia, ou uma em determinado momento e outra depois? O quão viável é essa ideia? Cheguei a pesquisar fora do país, e vi que existem lugares do mundo que oferecem uma residência unificada entre neurologia e psiquiatria. Sou apaixonado pela mente humana. Leio livros sobre o assunto, um atrás do outro. Estou ciente da competitividade para conseguir uma residência médica, mas isso para mim não é o problema, estou realmente motivado a assumir riscos e seguir esse sonho... Muito obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Rodolfo!!!
      Residencia médica requer bastante tempo , dedicação .
      É possível sim, ser neurologista e psiquiatra.
      Eu preferi dedicar-me a área da psiquiatria e estudar mais profundamente sobre comportamentos.
      Tenho sempre grande ajuda de psicólogos parceiros ao meu trabalho assim como fonodiologos.
      Não sou psicanalista, sou alopata, fitoterapeuta e também trabalho com florais.
      No mais considero bastante diferente a forma de trabalho do psiquiatra comparando com neurologista. Ambos muito importantes mas com focos diferentes.
      um abraço!

      Excluir
    2. Muito obrigado pelos esclarecimentos, Aline! Pelo que pesquisei, tem muita pressão econômica de convênios, em hospitais, digo, para quem não trabalha em consultório particular, para restringir o tempo de consulta e atender mais pacientes, muitas vezes em 15-20 minutos, prescrevendo somente medicamentos, deixando a terapia para psicólogos, cujo salário é menor, o que é muito comum na atualidade. Porém, nem todos os médicos são assim. Na psiquiatria na área particular (clínica própria), não se depende muito de convênios, pelo que entendi, o que confere maior autonomia ao profissional, podendo ser o seu "próprio chefe". Não pretendo simplesmente só fazer terapia em consultas de 40-50 minutos, pois isso também pode ser muito desgastante... Conheci um psiquiatra da UCLA, chamado Paul, dos EUA, e ele me disse que não era para eu me preocupar, pois ele, mesmo representando a exceção, dizia amar conduzir psicoterapia, além de dar aula na faculdade de lá, e dedicar, pelo menos entre 65-70% do seu tempo para fornecer tratamento terapêutico. Ele disse que o psiquiatra só fica "atrás do psicólogo" para fazer terapia se ele quiser, pois tem cursos para isso, e terapia não é só psicólogo quem faz, podendo tornar o psiquiatra tão habilitado quanto aquele. Mas daí fiquei pensando: a realidade daqui pode ser bem diferente... Como é a vida de psiquiatra, depois da residência? Ele realmente tem mais flexibilidade mesmo, menor carga horária que outras especialidades? É possível, no Brasil, um profissional tipo o Paul, que dedica aquele tanto para fazer terapia? Desculpe o incômodo, só gostaria de saber mais informações sobre uma profissional da área,sobre essas considerações, e acho que isso pode me acrescentar de alguma forma! Muito obrigado, novamente!

      Excluir
  3. Olá. Tenho olhado o blog e encontrado assuntos bem interessantes. Atualmente, estudo para o vestibular de medicina. Estive há um tempo em dúvidas entre psiquiatria (medicina) e psicologia, e acabei por decidir ser psiquiatra. A minha maior preocupação era não poder estudar assuntos comportamentais, trabalhar com terapias com os meus pacientes, me restringindo à prescrição de medicamentos. Ao pesquisar, percebi que muitos são os psiquiatras que não se interessam por essa parte comportamental, mas há possibilidade de estudar sobre psicanálise. Gostaria de saber de você, que é da área, quais são as outras possibilidades de cursos que posso fazer futuramente para complementar os meus estudos com terapia, se é possível estudar a psicoterapia, dentre outras áreas similares que focam no aspecto comportamental. Pode parecer que estou me preocupando demais, mas acho que é pertinente, pois ainda me questiono às vezes se estou fazendo a escolha certa. Porém, me cativei pela oportunidade que a medicina oferece de o profissional saber "de tudo um pouco", isto é, outros aspectos do corpo humano, e me vejo sendo um profissional nesse perfil. Ademais, quais são os limites dentro de especializações ou residência? Posso fazer duas áreas de residência relacionadas em seguida, junto, como psiquiatria e neurologia, ou uma em determinado momento e outra depois? O quão viável é essa ideia? Cheguei a pesquisar fora do país, e vi que existem lugares do mundo que oferecem uma residência unificada entre neurologia e psiquiatria. Sou apaixonado pela mente humana. Leio livros sobre o assunto, um atrás do outro. Estou ciente da competitividade para conseguir uma residência médica, mas isso para mim não é o problema, estou realmente motivado a assumir riscos e seguir esse sonho... Muito obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se você é psiquiatra,e se atende amil!!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se você é psiquiatra,e se atende amil!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...